Relato de parto pelo SUS (Maternidade Mandaqui)

18:13 3 Comments A+ a-

No dia 29 de novembro, segundo minha ultrassom, estaria completando 41 semanas gestacional. Por ser perigoso esperar mais que isso para ter o bebê, os médicos da maternidade do Conjunto Hospitalar Mandaqui decidiram que eu deveria ter um parto induzido.


Cheguei no hospital às nove horas da manhã, fiz uma nova ultrassom para verificar se tinha algum problema com o bebê e detectaram que o meu líquido amniótico estava um pouco abaixo do normal. Minha internação ocorreu às 11h, quando fiz a coleta de sangue para o exame e subi até a sala de pré-parto. Minha pressão estava 11x7 quando cheguei e alterou para 8x5 quando fui internada.

Almocei às 12 horas. Arroz, batata doce, feijão e salada de alface. Tinha frango cozido, porém não comi pois sou vegetariana. Também veio um suco com açúcar e uma gelatina (com creme de leite) de morango. Uma ótima refeição para um hospital publico.


Logo após o almoço, fizeram o primeiro cardiotoco (exame que analisa os batimentos cardíacos do bebe). Às 13 horas, o primeiro comprido foi colocado e, 35 minutos depois, comecei a sentir um leve incômodo na barriga, mas ainda era mais leve que as cólicas que tive nos pródromos. Mais tarde, às 14h09, comecei a sentir dor nas costas.

Na hora do lanche da tarde, me trouxeram pão com manteiga e achocolatado. Depois disso, dormi cerca de uma hora e meia pra poder descansar.

Às 17h37, fizeram mais um cardiotoco. E, às 18 horas, oferecem o jantar que foi arroz, feijão, carne moída, batata ou alguma verdura que não consegui identificar. Além da salada de acelga, suco de maracujá e pão de mel como sobremesa.


O segundo comprido foi colocado às 19h55 e eu estava apenas com um dedo de dilatação. Lembrando que precisa de 10 dedos de dilatação para dar início ao trabalho de parto.

Minha pressão estabilizou (10x6) às 21h30. O meu tampão saiu às 22h, quando eu fui fazer xixi, e mais tarde, quando deu meia noite, saiu mais um pouco do tampão.

O terceiro cardiotoco foi feito às 1h40 e o outro comprido foi colocado às 2 horas. Eu ainda estava com um centímetro de dilatação.

Depois desse momento minha vida mudou, as dores começaram a ficar mais frequentes e, cerca de duas horas depois, senti que minha pressão estava alterada e pedi para medirem . Estava certa! Minha pressão foi para 12x7 e minha dilatação foi para 7,5 centímetros. Foi muito rápido.

As dores foram aumentando, eu gritava e chorava de dor e minhas pernas tremiam muito por conta da dor. Foi quando eu virei na cama e fiquei de quatro (mais ou menos como na imagem) em cima da cama e minha mãe fazendo massagem nas minhas costas.


Às cinco horas e pouquinho, houve um sangramento e a médica pediu para eu fazer força porque o bebê já estava nascendo. Fui para a sala de parto, fiz muita força e gritei mais ainda até que o Noah nasceu às 5h24. E o melhor de tudo é que não precisei levar nenhum ponto.


Não foi nada fácil, eu senti uma dor tremenda que não tem como explicar, mas é algo que muda muito. Apesar de ter sido pelo SUS, a maternidade é muito boa e os médicos e enfermeiros são atenciosos e muito simpáticos.

3 comentários

Write comentários
Gabe Pinheiro
AUTHOR
17/12/2018, 15:59 delete

Manu, acabei de ler um outro post que você fez sobre como queria o seu parto e queria saber se, no final, o parto foi como você pretendia. Eu conheço o Mandaqui e realmente, por ser um hospital público o atendimento que você teve foi ótimo.
Beijos

Reply
avatar
Manu Firminy
AUTHOR
18/12/2018, 11:34 delete

Gabi, exceto pelo fato de ter sido induzido, foi como eu queria. Minha mãe estava comigo, não precisei de soro ou quaisquer anestesias, não levei pontos. Foi ótimo.
Beijos.

Reply
avatar
Jessica
AUTHOR
30/12/2018, 17:10 delete

Manu, é aquilo que te falei, cada caso é um caso, mas graças a Deus o seu foi um bom parto e o meu tambem, so o da segunda que tive uns probleminhas, mas nem foi por conta do hospital nao, alias, a maternidade de Itapecerica foi tao boa, que optei por ter minhas duas babys no mesmo lugar ;)

Reply
avatar