O que são pródromos do parto e como controlar?

07:00 0 Comments A+ a-

Quando estamos no terceiro trimestre de gravidez, notamos diferenças no nosso corpo, afinal ele está se preparando para a hora do parto. Nosso corpo dá sinais que antecedem a fase latente do trabalho de parto, isso chamamos de pródromos.

Existem alguns sintomas que mostram quando entramos nessa fase, sendo eles: episódios de diarréia, peso no períneo, sensação de cólicas menstruais, perder o tampão mucoso, contrações irregulares e sem ritmo. Esses pródromos do parto podem durar horas ou até mesmo semanas.

Minha vivência 

No dia das crianças (12/10), com 34 semanas e um dia, comecei a sentir dor de barriga (não chegou a ser diarréia) várias vezes durante o dia. Apesar da minha mãe ter me alertado, achei que fosse por causa do calor.

Fui para minha consulta na ginecologista no dia 17, quando ela disse que era normal ter dor de barriga, pois o intestino estava com pouco espaço, e me receitou Buscopan. Entretanto, no dia 23, comecei a sentir cólicas leves (estava com 35 semanas e cinco dias) e a virada da lua (dia 24) fez com que eu relembrasse todos os meus sintomas e me deixou atenta.

Como controlar?

Abri uma página em branco no meu bullet journal e comecei um diário de pródromos, que nada mais é do que anotações dos sintomas junto com a data e os horários. Dessa forma consigo acompanhar melhor a frequência de cada sintoma.

Faço assim:
Dia — horário que começaram as dores / tempo
● sintoma (frequência)

O tempo é um controle particular, pois quando está muito quente minha pressão abaixa com facilidade e isso interfere nos demais sintomas dos pródromos.

Independente se quiser anotar tudo ou não, é importante que fique atenta a frequência dos sintomas e vá ao médico caso sejam fortes ou permanentes.