Como organizar a mala maternidade

07:00 0 Comments A+ a-

Uma das coisas mais difíceis para uma mãe de primeira viagem é arrumar as malas da maternidade. Pode até parecer bobagem, mas não sabemos o que vai acontecer durante o parto e o pós-parto e isso significa que precisamos montar uma mala que seja mais completa possível.

É importante, antes de montar a mala, ligar ou visitar a maternidade que pretende ter o bebê para saber quais itens são realmente necessários. Nossa preocupação deve ser sempre a criança, então quanto menos coisa levar é melhor

A hora certa para arrumar a mala maternidade depende muito se sua gestação é de alto risco, tem mais chances do bebê nascer prematuro, ou normal. Pesquisei muito e o recomendado é deixar as malas prontas a partir da 35° semana, entretanto eu arrumei com 38 semanas.

Mala maternidade do bebê 

  • 4 conjuntos de roupas, sendo que cada conjunto é formado por: 1 body; 1 culote/mijão; 1 macacão de plush; 1 par de meia (na minha mala estou levando apenas dois pares e usarei cada par para dois conjuntos de roupa); 1 luva;
  • 1 pacote de fralda RN (seis tiras para cada dia de hospital);
  • sabonete glicêmico ou para recém-nascido;
  • 2 toalhas de banho com fralda por dentro (eu só estou levando uma);
  • 1 pacote de lenço umedecido;
  • duas mantas;
  • 3 panos de boca;
  • 1 cueiro;
  • escova de cabelo;
  • saco para roupas sujas.

Tudo isso vai depender da sua maternidade, mas é o que geralmente pede. O que muda é a quantidade de roupas para o bebê.

Mala maternidade da mamãe

  • 1 toalha;
  • 1 chinelo;
  • 1 pacote de absorvente noturno ou pós-parto;
  • 1 pacote de absorvente para seios;
  • 2 pijamas para amamentação;
  • 4 calcinhas;
  • 2 calcinhas com cós alto;
  • 1 cinta pós-parto;
  • 2 sutiãs de amamentação;
  • 1 escova de dente;
  • 1 pasta de dente;
  • 1 pente de cabelo;
  • 1 desodorante;
  • 1 creme de cabelo;
  • 1 sabonete;
  • saco para roupa suja.

Você pode levar também outros itens como maquiagem, carregador do celular, câmera fotográfica, shampoo e condicionador, chapinha, secador e o que mais desejar.

Uma coisa essencial, mas que você pode pedir para alguém levar pra você quando estiver saindo da maternidade é a saída maternidade do bebê e uma roupa para você. No meu caso, coloquei numa bolsa separada e minha mãe levará pra mim quando eu sair do hospital.

É normal pesquisar em vários lugares antes de montar sua mala maternidade, mas poucas coisas mudam. O ideal é você levar o que te faz sentir segura e o que a maternidade recomenda.