Delírio (Lauren Oliver)

09:00 10 Comments A+ a-


Sinopse
Muito tempo atrás, não se sabia que o amor é a pior de todas as doenças. Uma vez instalado na corrente sanguínea, não há como contê-lo. Agora a realidade é outra. A ciência já é capaz de erradicá-lo, e o governo obriga que todos os cidadãos sejam curados ao completar dezoito anos. Lena Haloway está entre os jovens que esperam ansiosamente esse dia. Viver sem a doença é viver sem dor: sem arrebatamento, sem euforia, com tranquilidade e segurança. Depois de curada, ela será encaminhada pelo governo para uma faculdade e um marido lhe será designado. Ela nunca mais precisará se preocupar com o passado que assombra sua família. Lena tem plena confiança de que as imposições das autoridades, como a intervenção cirúrgica, o toque de recolher e as patrulhas-surpresa pela cidade, existem para proteger as pessoas. Faltando apenas algumas semanas para o tratamento, porém, o impensado acontece: Lena se apaixona. Os sintomas são bastante conhecidos, não há como se enganar — mas, depois de experimentá-los, ela ainda escolheria a cura?

Essa pintura, que ganhei da Mari, me acompanhou quando eu estava lendo o livro. Ah, eu consegui molhar o livro D:

E aí, é bom?
O livro me surpreendeu. Quando comecei a ler, eu tive a impressão que a Lena seria aquela menina que é bobinha para sempre, mas no decorrer do livro você percebe o quanto ela evolui e se transforma. E é com essa evolução que você se surpreende.

Às vezes você tem certeza que uma pessoa vai realizar certa assim, porque é o perfil da pessoa fazer isso, e aí a pessoa faz uma coisa completamente diferente e aquilo te deixa com uma sensação de "quero mais" ou "o que será que ela irá fazer agora?": isso acontece no livro.

A leitura flui tão bem que você nem percebe, justamente por causa dessas pequenas ações que a Lena faz e que você acha que ela nunca faria aquilo, mas ela faz e isso muda todo o resto das coisas, pois temos amigos, familiares e governo envolvidos na vida da personagem.

E apesar de ser romance, o livro tem uma pegada distópica que é muito boa e você percebe isso, porque o governo está muito envolvido na história e porque você não tem uma noção de tempo, então você pode achar que o livro está falando do futuro, ou passado, ou de outro mundo, há!

O romance é muito forte do livro, mas é um romance aventureiro, cheio de perigos que te deixam ainda mais curiosa para saber o que irá acontecer com eles no final. Será que ficarão juntos para sempre?

E aquele final. Ah! Que final. Eu jurava que tudo iria muito bem até que acontece novamente uma coisa que você não esperava de jeito nenhum e você tenta ligar os pontos, mas você não consegue entender como aquilo aconteceu.

Entendam como eu amei esse livro. Olha só quantas marcações eu fiz.

Sabe o que acontece quando você termina de ler? Você simplesmente tem que comprar o próximo livro (comprei os dois outros lá na Bienal) para poder entender o que aconteceu naquele final.


Quem aí já leu o livro? Me digam, o que vocês acharam?

10 comentários

Write comentários
19/09/2014, 12:36 delete

Quando eu ouvi falar sobre esse livro fiquei super animada para poder lê-lo aí li algumas resenhas não tão positivas e desanimei um pouco. Vi que ia ter uma adaptação para a tv,mas que não saiu do papel. =/ Mas agora lendo tua resenha positiva, acho que vale a pena dar uma chace no futuro para a história. =)

Blog Profano Feminino

Reply
avatar
Manu Almeida
AUTHOR
19/09/2014, 18:17 delete

Vendo esse livro vejo o como capas chamam atenção e constroem pré-julgamentos. Sempre achei essa capa linda, mas chegava na sinopse e travava!
Que sabe um dia darei chance à ele, né?! Parabéns pela resenha...

http://garotaezine.blogspot.com.br/

Reply
avatar
20/09/2014, 00:32 delete

Fiquei muito curiosa Mani! Acho que sou viciada em capas e em sinopses e em resenhas e em livros! rsrs.

Bacana a forma como você conduziu a opinião sobre a leitura. Gostei demais! Parabéns!

Vanessa Vieira
Pensamentos valem mais que ouro

Reply
avatar
Unknown
AUTHOR
20/09/2014, 17:57 delete

Eu já estava querendo ler esse livro fazia tempo, então eu consegui e amei.

Espero que você também goste da história.

Não sabia que tinha uma adaptação, mas nem sei se eu gostaria de assistir, prefiro imaginar.

Beijos.

Reply
avatar
Unknown
AUTHOR
21/09/2014, 12:41 delete

Se você curte romance, vai gostar... Ou talvez não, sei lá. Eu amei e já já começo a ler os outros livros da série.

Obrigada.

Beijos.

Reply
avatar
Unknown
AUTHOR
21/09/2014, 12:43 delete

Foi pura subjetividade, né? Eu sei, mas que bom que gostou da resenha!
Obrigada.

Beijos.

Reply
avatar
Unknown
AUTHOR
23/09/2014, 16:28 delete

humm legal,
estou precisando de um tempinho para voltar a ler livros.
Bjs
Delírios da Dayse

Reply
avatar
24/09/2014, 18:55 delete

Olá manu,

A capa desse livro é linda, gostei muito da sua resenha. Livros de romance quase sempre me agradam, acho que vou gostar desse livro.

A propósito estou adorando o seu blog e suas dicas, desde que te conheci no "coisas de blogueiras" sempre passo por aqui mas ainda não tinha tido a oportunidade de te falar!

Beijos <3

Reply
avatar
Unknown
AUTHOR
25/09/2014, 15:38 delete

Vê se arranja mesmo, é sempre bom ler.

Reply
avatar
Unknown
AUTHOR
25/09/2014, 15:39 delete

Que bom que gostou da resenha.

Fico muito feliz por saber que você gosta do blog <3 <3 <3

Beijos

Reply
avatar