Gêneros literários que mais gosto

18:36 0 Comments A+ a-

Atualmente, existem cerca de diversos gêneros literários. Os mais conhecidos são: romance, terror, suspense, comédia, ação. Além destes gêneros, você pode encontrar alguns outros, por esta razão, decide fazer um "manual" explicando alguns deles para quem quer criar o hábito de leitura.

Como falei nas dicas para quem quer começar a ler, é importante que você leia livros que sejam de assuntos interessantes para você. Esses assuntos interessantes são chamados de gênero literário, uma categoria de composição literária. Segundo o Wikipédia, "a classificação das obras literárias podem ser feitas de acordo com critérios semânticos, sintáticos, fonológicos, formais, contextuais e outros". 

Agora vocês já sabem quais são os gêneros que eu mais gosto, a questão é: quais gêneros literários existem? 

Gênero épico ou narrativo: No gênero épico ou narrativo há a presença de um narrador, responsável por contar uma história na qual as personagens atuam em um determinado espaço e tempo. Pertencem a esse gênero as seguintes modalidades: Épico; Fábula; Epopeia; Novela; Conto; Crônica; Ensaio; Romance.  

Gênero lírico: Os textos do gênero lírico, que expressam sentimentos e emoções, são permeados pela função poética da linguagem. Neles há a predominância de pronomes e verbos na 1ª pessoa, além da exploração da musicalidade das palavras. Estão, entre as principais estruturas utilizadas para a composição do poema: Elegia; Ode; Écloga; Soneto.

Gênero dramático: De acordo com a definição de Aristóteles em sua Arte Poética, os textos dramáticos são próprios para a representação e apreendem a obra literária em verso ou prosa passíveis de encenação teatral. A voz narrativa está entregue às personagens, atores que contam uma história por meio de diálogos ou monólogos. Pertencem ao gênero dramático os seguintes textos: Auto; Comédia; Tragédia; Tragicomédia; Farsa.

Existem outros tipos alem desses, que são:  Comédia musical; Commedia dell'arte; Drama; Melodrama; Mistério; Pantomima; Romance de espionagem; Romance policial; Romance psicológico; Terror; Teatro de marionetes; Teatro de máscaras; Vaudeville; Teatro de improvisação; Performance; Poesia; Distopia.

Deu para entender um pouco sobre gêneros literários? Espero que sim. Caso você queira indicar algum livro, deixe aqui nos comentários.