Introdução ao GTD e ZTD

08:00 0 Comments A+ a-

 IMAGEM: KABOOM PICS

Existem diversos métodos de organização para quem quer ser uma pessoa mais organizada e tornar o dia a dia mais produtivo. Um dos principais métodos é o Getting Things Done, mais conhecido como GTD, criado pelo David Allen. Mas também existe o ZTD, Zen to Done, que é uma variação do GTD.

Getting Things Done é uma metodologia criada pelo David Allen e que pode ser lida e entendida por meio dos livros publicados pelo próprio David, “Getting Things Done” (Penguim Books) ou “A arte de fazer acontecer” (Campus), em português. O GTD tem 5 passos: capturar, esclarecer, organizar, refletir e engajar.

O ZTD (Zen To Done) é uma metodologia produtividade criada pelo Leo Babauta, baseado no método GTD, mas que possui o foco voltado para a execução das tarefas. O ZTD agrega valores minimalistas e tem 10 passos, mas os principais são 4: capturar, processar, planejar e executar.

Quando nos estamos nos tornando pessoas mais organizadas, testamos diversos métodos, e essas duas metodologias apresentadas aqui hoje são as principais que devemos testar até encontrar nosso jeito de fazer as coisas se tornarem organizadas para nós.

Agora que você já conhece a introdução ao GTD e do ZTD, você pode escolher o que é melhor para você e praticar para se tornar mais organizada e produtiva. Você já conhecia esses métodos? Já praticou algum? O que achou?