O quinze (Rachel de Queiroz)
Sinopse
O Quinze - A faca brilhava no chão, ainda ensanguentada, e atraiu os olhos de Chico Bento. Veio-lhe um ímpeto de brandi-la e ir disputar a presa; mas foi ímpeto confuso e rápido. Ao gesto de estender a mão, faltou-lhe o ânimo. O homem, sem se importar com o sangue, pusera no ombro o animal sumariamente envolvido no couro e marchava para a casa cujo telhado vermelhava, lá além.
E aí, é bom?
Vi uma vez que todo (ou aspirante a) jornalista deveria ler esse livro, por isso decidi colocá-lo na minha lista de 8 livros para 2015. No começo, não entendi bem porque falarem isso, mas a leitura foi fluindo e percebi que para falar de um assunto tão crítico, como a seca, precisamos ter um jeito diferente de escrever.
Aliás, o livro conta a história de uma família que enfrenta a seca e a morte. A cada capítulo percebemos como é a vida de alguém que vive na seca, quais são os pensamentos dessas pessoas e que tipo de acontecimentos ocorrem neste lugar.
Toda essa história te faz olhar o mundo de uma forma diferente. É a parte dessa pequena "experiência" que vamos adquirindo conhecimento sobre um assunto delicado como este, e assim iremos aprendendo a dar mais valor a àgua (por sinal, precisamos disso mais do que nunca nos tempos atuais).
Apesar de tratar de um assunto delicado, é uma leitura agradável e gostosa. Recomendo a todos, principalmente jornalistas. Você já leu esse livro? O que achou?
8 comentários
Write comentáriosEu não sou muito fã de leitura não. Mas vou procurar depois esse livro, é pequeno e tem conteúdo. Bjs
ReplyÉ bem pequeno, você lê rapidinho.
ReplySe você ler, depois me fala o que achou.
beijos.
Não conhecia esse livro, mas achei legal a história abordada, gosto de livros que fazem a gente refletir! Beijos
ReplyEntão, você vai gostar desse livro.
ReplyBeijos.
Que legal Manu fiquei curiosa pra ler, o tema vem bem a calhar na atual situação das nossas represas. Rsrs
ReplyNão sabia desse livro, porém o que ele conta, me lembra "Vidas secas" que tive que ler na escola, pobre Baleia </3.
ReplyCertas coisas só temos noção mesmo depois que sobrevivemos e sabemos na pele como que é, como as pessoas passavam ou até mesmo sentiam..
Procurarei sobre e adicionarei na minha listinha de compras.
Bjos :*
www.eraoutravez.com
Pois é... Li em no momento certo.
ReplyBeijos.
Nunca li esse...
ReplySim, sim... Tem coisas que só sabemos quando sentimos na pele.
Se ler, me conta.
Beijos.