8 livros para 2015

09:00 4 Comments A+ a-

Se tem uma coisa que eu quero em 2015 Ă© trazer mais resenhas aqui para o blog, tanto de livros quanto de produtos de beleza. E como eu tenho muitos livros nĂ£o lidos aqui em casa, decidi separar alguns como meta de leitura de 2015.

Essa "tag" chama 12 livros para 201#, ou seja, sĂ£o doze livros que serĂ£o lidos no ano X, mas eu vou roubar e escolhi apenas oito, porque eu nĂ£o leio tanto assim e tenho que começar com poucos livros.

Contos ClĂ¡ssicos de Vampiro
Byron, Stoker e outros

Contos clĂ¡ssicos de vampiro reĂºne os primeiros e mais importantes textos de ficĂ§Ă£o tendo o vampiro como personagem literĂ¡ria. Presente em diversas culturas ao longo da histĂ³ria, essa “criatura da noite” sempre refletiu as angĂºstias e temores de sua Ă©poca, mas foi o caldeirĂ£o cultural, Ă©tnico e religioso do leste europeu que moldou a figura clĂ¡ssica do vampiro como um cadĂ¡ver que retorna para se alimentar do sangue dos vivos. A partir do sĂ©culo XVIII, as diversas narrativas que circulavam na SĂ©rvia e na Hungria chamaram a atenĂ§Ă£o de artistas e do pĂºblico dos grandes centros, levando o vampiro para uma nova regiĂ£o que ele logo dominaria: a literatura. Esta coletĂ¢nea abrange um perĂ­odo de cem anos de histĂ³rias de vampiros, desde o fragmento de Byron, passando pelo capĂ­tulo inicial de DrĂ¡cula, suprimido por Bram Stoker, atĂ© o inĂ©dito “A tumba de Sarah”, de F.G. Loring. O leitor conta nesta ediĂ§Ă£o com as obras seminais no campo da ficĂ§Ă£o, alĂ©m de um apĂªndice com algumas das mais representativas produções literĂ¡rias sobre o tema, como o fragmento do grego FilĂ³strato, e os poemas de Ossenfelder, BĂ¼rger,Goethe e Coleridge.


O Morro dos Ventos Uivantes

Emily Bronte
Na fazenda chamada Morro dos Ventos Uivantes nasce uma paixĂ£o devastadora entre Heathcliff e Catherine, amigos de infĂ¢ncia e cruelmente separados pelo destino. Mas a uniĂ£o do casal Ă© mais forte do que qualquer tormenta: um amor proibido que deixarĂ¡ rastros de ira e vingança. "Meu amor por Heathcliff Ă© como uma rocha eterna. Eu sou Heathcliff", diz a apaixonada Cathy.
O Ăºnico romance escrito por Emily BrontĂ« e uma das histĂ³rias de amor mais surpreendentes de todos os tempos, O Morro dos Ventos Uivantes Ă© um clĂ¡ssico da literatura inglesa e tornou-se o livro favorito de milhares de pessoas, incluindo os belos personagens de Stephenie Meyer.


Olhai os lĂ­rios do campo

Erico Verissimo
EugĂªnio Pontes, moço de origem humilde, a custo se forma mĂ©dico e, graças a um casamento por interesse, ingressa na elite da sociedade. Nesse percurso, porĂ©m, Ă© obrigado a virar as costas para a famĂ­lia, deixar de lado antigos ideais humanitĂ¡rios e abandonar a mulher que realmente ama. SensĂ­vel, comovente, "Olhai os LĂ­rios do Campo" Ă© um convite Ă  reflexĂ£o sobre os valores autĂªnticos da vida.



Grande SertĂ£o: Veredas

JoĂ£o GuimarĂ£es Rosa
Nesta obra de GuimarĂ£es Rosa, o sertĂ£o Ă© visto e vivido de uma maneira subjetiva e profunda, e nĂ£o apenas como uma paisagem a ser descrita, ou como uma sĂ©rie de costumes que parecem pitorescos. Sua visĂ£o resulta de um processo de integraĂ§Ă£o total entre o autor e a temĂ¡tica, e dessa integraĂ§Ă£o a linguagem Ă© o reflexo principal. Para contar o sertĂ£o, GuimarĂ£es Rosa utiliza-se do idioma do prĂ³prio sertĂ£o, falado por Riobaldo em sua extensa e perturbadora narrativa.



O Quinze
Rachel de Queiroz
Esta obra discorre sobre a grande seca de 1915, de que Rachel tanto ouviu falar. CeiĂ§Ă£o convence MĂ£e NĂ¡cia a partir. Vicente quer ficar, salvar o gado. Dona Maroca manda soltar o gado. Chico Bento vende as reses e parte com a famĂ­lia. ChegarĂ¡ Ă  AmazĂ´nia? NĂ£o consegue as passagens e vai indo a pĂ©. Um retirante em meio Ă  seca. A fome e o cangaço. Este Ă© um drama da terra. 




PandemĂ´nio

Lauren Oliver
Dividida entre o passado — Alex, a luta pela sobrevivĂªncia na Selva — e o presente, no qual crescem as sementes de uma violenta revoluĂ§Ă£o, Lena Haloway terĂ¡ que lutar contra um sistema cada vez mais repressor sem, porĂ©m, se transformar em um zumbi: modo como os InvĂ¡lidos se referem aos curados. NĂ£o importa o quanto o governo tema as emoções, as faĂ­scas da revolta pouco a pouco incendeiam a sociedade, vindas de todos os lugares… inclusive de dentro.


RĂ©quiem
Lauren Oliver
No desfecho da trilogia em que o amor Ă© considerado uma doença, Lena Ă© um importante membro da resistĂªncia contra o governo. Transformada pelas experiĂªncias que viveu, estĂ¡ no centro da guerra que logo eclodirĂ¡. Depois de resgatar Julian de sua sentença de morte, Lena e seus amigos voltam para a Selva, cada vez mais perigosa. Enquanto isso, Hana, sua melhor amiga de infĂ¢ncia, foi curada. Ela leva uma vida segura e sem amor junto ao noivo, o futuro prefeito. Ă€s vĂ©speras do casamento e da eleiĂ§Ă£o - cujo resultado pode dificultar ainda mais a vida dos InvĂ¡lidos -, Hana se questiona se a intervenĂ§Ă£o realmente tem efeito. Vivendo em um mundo dividido, Lena e Hana narram suas histĂ³rias em capĂ­tulos alternados. O que elas nĂ£o sabem Ă© que, em lados opostos da guerra, suas jornadas estĂ£o prestes a se reencontrar.



Morte e Vida Severina
JoĂ£o Cabral de Melo Neto
ColetĂ¢nea de poemas - O Rio (1953), Morte e Vida Severina (1954-55), Paisagens com Figuras (1955) e Uma Faca sem LĂ¢mina (1955) - de JoĂ£o Cabral de Melo Neto publicados na dĂ©cada de 1950. Para Cabral, esta dĂ©cada foi crucial para a consolidaĂ§Ă£o da linguagem que viria a refinar nos anos seguintes. No poema O Rio, Cabral trata do rio Capibaribe e de seu povo, sĂ³ que, desta vez, sob uma Ă³tica mais documental e narrativa. JĂ¡ Morte e vida Severina, publicado pela primeira vez em 1956, Ă© a obra mais popular e social do poeta. Retrata a fuga da seca de retirantes que seguem o curso do rio Capibaribe. Encenada dez anos depois de sua publicaĂ§Ă£o, com mĂºsica de Chico Buarque, recebeu diversos prĂªmios, como o do Festival de Nancy, na França. Em Paisagens com Figuras (1955), o poeta mescla, nos poemas, descrições das paisagens de Pernambuco e da Espanha. Por fim, em Uma Faca sem LĂ¢mina (1955), obra densa e excepcional, Cabral remete a um tema que lhe Ă© caro: a composiĂ§Ă£o poĂ©tica.


Esses sĂ£o os livros que eu quero ler no prĂ³ximo ano e que serĂ£o resenhados conforme eu for terminando de ler os livros. VocĂª tem uma meta de leitura para 2015? Me conta, eu gostaria muito de saber.

PS: Tentarei atualizar o meu Skoob, assim vocĂªs saberĂ£o qual livro estou lendo.

4 comentĂ¡rios

Write comentĂ¡rios
30/12/2014, 00:32 delete

Geralmente nĂ£o faço metas para livro, mas acabei de comprar ! pĂ¡gina de cada vez e estou amando!
Sou daquelas que pensam em comprar um, mas jĂ¡ de olho no outro rs.
quero ler O diĂ¡rio de Ane Frank e a continuaĂ§Ă£o dos instrumentos mortais de Cassandra Claire - Cidade de Vidro. Esses sĂ£o garantidos!

www.universopraticofeminino.com

Reply
avatar
JessicĂ¡
AUTHOR
05/01/2015, 12:14 delete

Gostei de vĂ¡rios da lista. HĂ¡ alguns anos li "Memorial de Maria Moura" da Rachel de Queiroz e gostei muito entĂ£o fiquei curiosa para ler O quinze. Em janeiro de 2014 fiz uma lista 101 em 1001 e nela consta ler pelo menos 1 livro nĂ£o acadĂªmico por mĂªs. Agora jĂ¡ virou costume :)
Estou ansiosa para ver as resenhas !!

Reply
avatar
Unknown
AUTHOR
12/01/2015, 12:15 delete

TambĂ©m sou assim. TambĂ©m nĂ£o faço metas, mas como eu tenho vĂ¡rios livros que nunca li, achei que seria interessante fazer algo diferente esse ano.
Instrumentos mortais deve ser muito bom.
Beijos.

Reply
avatar
Unknown
AUTHOR
12/01/2015, 12:16 delete

Tenho muitas metas para esse ano, espero que a meta de leitura dĂª certo tambĂ©m, rs.
Logo teremos resenhas, pode deixar.
Beijos.

Reply
avatar