A surpreendente verdade que nunca contaram a você sobre doação de órgãos

08:00 2 Comments A+ a-

A doação de órgãos ainda é um tabu para muitas pessoas. Nós só conseguimos saber de detalhes quando nos deparamos com a situação de ter ou não que doar órgãos ou quando vamos atrás desse assunto, infelizmente ainda é assim, mas estou fazendo minha parte para mudar isso.


Para a doação de órgãos acontecer não precisa de muito esforço, basta falar para os familiares que você deseja ser um doador. É assim tão simples, porque a maioria dos órgãos que são doados são retirados depois que o doador tenha falecido, portanto, quem decide logicamente é a família.

Os órgãos que podem ser doados por um doador falecido são os rins, coração, pulmões, fígado, pâncreas e também os tecidos, como córneas, pele e ossos. Mas as pessoas vivas também podem ser doadores, os órgãos que podem ser doados por pessoas vivas são o rim, medula óssea, ou, ocasionalmente, parte do fígado ou do pulmão.

De cada três potenciais doadores, apenas um é notificado e, desses, somente 30% são utilizados como doadores de órgãos. Ainda assim, o Brasil é o segundo país do mundo em número anual de transplantes, sendo mais de 90% pelo sistema público de saúde.

Quando conhecemos como funciona a doação de órgãos, abrimos nossos olhos e percebemos que realmente não é um bicho de sete cabeças. Saiba que a surpreendente verdade que nunca contaram a você sobre doação de órgãos é que a doação é mais simples do que você pensa.

Agora que você está ciente da verdade por trás do mito da doação de órgãos (caso não esteja, entre no site da ABTO para ter mais informações), pense melhor sobre ser um doar ou não e comente sobre isso com os seus colegas e familiares. Faça com que esse 30% suba para 50%.

Eu sou doadora de órgãos e você?

2 comentários

Write comentários
Unknown
AUTHOR
13/08/2015, 16:12 delete

Manu, fiquei apaixonada por esse post <3 sou suspeita porque sou jornalista, e gosto MUITO de posts com conteúdo informativo. Ainda mais quando o assunto é tão do bem, assim! Minha mãe diz que tem medo de doar órgãos por tráfico (tráfico de órgãos, você doa partes de você achando que está fazendo o bem, e acaba na mão de pessoas ruins). É compreensível, mas não motivo o suficiente para deixar de fazer um bem tão grande assim.

Vou mostrar esse post para ela! Parabéns <3
Beijo beijo

Sabor Absinto l www.saborabsinto.com.br

Reply
avatar
Unknown
AUTHOR
16/08/2015, 13:08 delete

Eu pretendo ser uma jornalista também, Van, então tento sempre trazer algum conteúdo informativo para o blog. Fiquei muito feliz por ver você aqui comentando isso <3 hahah. Obrigada!
Mostra pra ela e depois me diga se ela mudou de ideia, viu? Quero saber,
Beijos.

Reply
avatar