O Homem que Odiava o Mundo (S. Muniz)

09:00 4 Comments A+ a-


Sinopse
O que Ă© o mundo? Basicamente, um lugar onde muitos estĂ£o vivos, mas ninguĂ©m vive realmente. A Ăºnica pessoa que percebe estar consciente entre os mortos-vivos chama-se Henrique e, absolutamente toda vez que ele para e pensa acerca do mundo, nĂ£o consegue ver nada alĂ©m de uma porcaria poluĂ­da. Contudo, ele decide sobreviver e desviar das paredes da realidade. A vida lhe prega inĂºmeras peças, que nĂ£o fazem um sentido significativo o bastante para encaixar em seu quebra-cabeça depressivo. Ele luta contra amores platĂ´nicos e, atĂ© mesmo, sentimentos tragicamente recĂ­procos. A vida de Henrique o faz odiar o mundo ainda mais a cada segundo. A vida, entretanto, nĂ£o teria graça se fosse fĂ¡cil.

E aĂ­, Ă© bom?
O livro conta a histĂ³ria de Henrique que Ă© narrada em primeira pessoa, talvez seja por isso que ele nĂ£o se descreve - o que, para mim, foi ruim, pois eu nĂ£o conseguia imaginar ele na histĂ³ria. Henrique Ă© u homem de 19 anos que cursa filosofia e que estĂ¡ sempre a procura do amor.

Durante o livro, vocĂª acompanha a vida de Henrique, porĂ©m, as coisas acontecem muito rĂ¡pido e a histĂ³ria nĂ£o flui, talvez seja por isso que vocĂª nĂ£o consegue ver a evoluĂ§Ă£o do personagem. É uma leitura bem fĂ¡cil, mas acredito que a questĂ£o do tempo no livro deveria ser estudada.

O personagem mora aqui no Brasil, em uma cidade do interior, e Ă© um tĂ­pico homem que Ă© "contra o sistema" e que acredita que as pessoas sĂ£o desprezĂ­veis por viveram as suas vidas normalmente. E ele ama e odeia as pessoas em um simples piscar de olhos.

É uma boa leitura, pois o livro nĂ£o Ă© tĂ£o grande e Ă© muito fĂ¡cil de ler, mas senti que faltava descriĂ§Ă£o dos personagens e de alguns acontecimentos importantes e tambĂ©m queria ter sentindo a "presença" do tempo entre um capĂ­tulo e outro.

Essa foi mais uma resenha para vocĂªs. O que vocĂªs acharam? AlguĂ©m aqui jĂ¡ leu o livro da Sara?

4 comentĂ¡rios

Write comentĂ¡rios
Sara Muniz
AUTHOR
01/12/2014, 18:41 delete

Ooi, Manu! Obrigada pela resenha! Eu realmente nĂ£o descrevi o personagem no livro, somente na orelha D: e dĂ¡ sĂ³ pra ter uma ideiazinha de como ele Ă© no final, quando a Alexia diz como os olhos verdes dele sĂ£o bonitos, mas de fato falhei na descriĂ§Ă£o dos personagens e isso eu reconheço desde que publiquei o primeiro capĂ­tulo online e as pessoas me alertaram, mas aĂ­ eu jĂ¡ tinha terminado o livro e jĂ¡ estava em processo de publicaĂ§Ă£o, aĂ­ nem arrumei /preguiçosa.
Enfim, comentei sua resenha, como combinado: http://saramuniz-writer.tumblr.com/post/104097118544/comentando-a-resenha-do-meu-livro-1

*------* amei a resenha, obrigada!!! <3

Reply
avatar
01/12/2014, 23:15 delete

NĂ£o conhecia a autora, nem o livro, mas acho que este Ă© o tipo de histĂ³ria que nĂ£o chama muito minha atenĂ§Ă£o. Mas gostei da tua resenha abordou bem os pontos altos e baixos do livro.

Reply
avatar
Unknown
AUTHOR
01/12/2014, 23:20 delete

Oi, Sara. De nada!
Eu tive que ler seu comentĂ¡rio no Tumblr antes de responder esse seu comentĂ¡rio, porque assim a resposta ficaria mais concreta e nĂ£o apenas com vĂ¡rios "obrigados".
Eu fui um pouco mais crĂ­tica do que geralmente sou, pelo fato de vocĂª pedir claramente para eu ser bem honesta (pretendo ser mais honesta em todas as minhas resenhas).
Fico muito feliz por vocĂª ter gostado da resenha e por sermos parceiras.
Beijos!

Reply
avatar
Unknown
AUTHOR
01/12/2014, 23:21 delete

Ela Ă© uma autora nova e o livro tambĂ©m, deve ser por isso que nĂ£o conhecia.
Que bom que gostou da resenha! :D
Beijos.

Reply
avatar