O Homem que Odiava o Mundo (S. Muniz)

09:00 4 Comments A+ a-


Sinopse
O que é o mundo? Basicamente, um lugar onde muitos estão vivos, mas ninguém vive realmente. A única pessoa que percebe estar consciente entre os mortos-vivos chama-se Henrique e, absolutamente toda vez que ele para e pensa acerca do mundo, não consegue ver nada além de uma porcaria poluída. Contudo, ele decide sobreviver e desviar das paredes da realidade. A vida lhe prega inúmeras peças, que não fazem um sentido significativo o bastante para encaixar em seu quebra-cabeça depressivo. Ele luta contra amores platônicos e, até mesmo, sentimentos tragicamente recíprocos. A vida de Henrique o faz odiar o mundo ainda mais a cada segundo. A vida, entretanto, não teria graça se fosse fácil.

E aí, é bom?
O livro conta a história de Henrique que é narrada em primeira pessoa, talvez seja por isso que ele não se descreve - o que, para mim, foi ruim, pois eu não conseguia imaginar ele na história. Henrique é u homem de 19 anos que cursa filosofia e que está sempre a procura do amor.

Durante o livro, você acompanha a vida de Henrique, porém, as coisas acontecem muito rápido e a história não flui, talvez seja por isso que você não consegue ver a evolução do personagem. É uma leitura bem fácil, mas acredito que a questão do tempo no livro deveria ser estudada.

O personagem mora aqui no Brasil, em uma cidade do interior, e é um típico homem que é "contra o sistema" e que acredita que as pessoas são desprezíveis por viveram as suas vidas normalmente. E ele ama e odeia as pessoas em um simples piscar de olhos.

É uma boa leitura, pois o livro não é tão grande e é muito fácil de ler, mas senti que faltava descrição dos personagens e de alguns acontecimentos importantes e também queria ter sentindo a "presença" do tempo entre um capítulo e outro.

Essa foi mais uma resenha para vocês. O que vocês acharam? Alguém aqui já leu o livro da Sara?

4 comentários

Write comentários
Sara
AUTHOR
01/12/2014 18:41 delete

Ooi, Manu! Obrigada pela resenha! Eu realmente não descrevi o personagem no livro, somente na orelha D: e dá só pra ter uma ideiazinha de como ele é no final, quando a Alexia diz como os olhos verdes dele são bonitos, mas de fato falhei na descrição dos personagens e isso eu reconheço desde que publiquei o primeiro capítulo online e as pessoas me alertaram, mas aí eu já tinha terminado o livro e já estava em processo de publicação, aí nem arrumei /preguiçosa.
Enfim, comentei sua resenha, como combinado: http://saramuniz-writer.tumblr.com/post/104097118544/comentando-a-resenha-do-meu-livro-1

*------* amei a resenha, obrigada!!! <3

Reply
avatar
01/12/2014 23:15 delete

Não conhecia a autora, nem o livro, mas acho que este é o tipo de história que não chama muito minha atenção. Mas gostei da tua resenha abordou bem os pontos altos e baixos do livro.

Reply
avatar
01/12/2014 23:20 delete

Oi, Sara. De nada!
Eu tive que ler seu comentário no Tumblr antes de responder esse seu comentário, porque assim a resposta ficaria mais concreta e não apenas com vários "obrigados".
Eu fui um pouco mais crítica do que geralmente sou, pelo fato de você pedir claramente para eu ser bem honesta (pretendo ser mais honesta em todas as minhas resenhas).
Fico muito feliz por você ter gostado da resenha e por sermos parceiras.
Beijos!

Reply
avatar
01/12/2014 23:21 delete

Ela é uma autora nova e o livro também, deve ser por isso que não conhecia.
Que bom que gostou da resenha! :D
Beijos.

Reply
avatar