A revolução dos bichos (George Orwell)

00:00 1 Comments A+ a-

Sinopse
Verdadeiro clássico moderno, concebido por um dos mais influentes escritores do século 20, "A Revolução dos Bichos" é uma fábula sobre o poder. Narra a insurreição dos animais de uma granja contra seus donos. Progressivamente, porém, a revolução degenera numa tirania ainda mais opressiva que a dos humanos Escrita em plena Segunda Guerra Mundial e publicada em 1945 depois de ter sido rejeitada por várias editoras, essa pequena narrativa causou desconforto ao satirizar ferozmente a ditadura stalinista numa época em que os soviéticos ainda eram aliados do Ocidente na luta contra o eixo nazifascista. De fato, são claras as referências: o despótico Napoleão seria Stálin, o banido Bola-de-Neve seria Trotsky, e os eventos políticos - expurgos, instituição de um estado policial, deturpação tendenciosa da História - mimetizam os que estavam em curso na União Soviética. Com o acirramento da Guerra Fria, as mesmas razões que causaram constrangimento na época de sua publicação levaram A revolução dos bichos a ser amplamente usada pelo Ocidente nas décadas seguintes como arma ideológica contra o comunismo. O próprio Orwell, adepto do socialismo e inimigo de qualquer forma de manipulação política, sentiu-se incomodado com a utilização de sua fábula como panfleto. 
E ai, é bom?
O George Orwell tem uma facilidade incrível de fazer com que a minha ressaca literária acabe e dessa vez não foi diferente. Eu estava com vontade de ler, mas tudo parecia horrível, até que encontrei este livro que me deixou apaixonada!

O escritor conseguiu passar toda a repreensão que estava vivendo, na época da ditadura, demonstrando como as pessoas tinham a capacidade de fazer a cabeça das outras pessoas, no caso, os porcos faziam as cabeças dos outros animais.

Ao ler, você vai identificando, nas entrelinhas, como o poder domina a cabeça de muitos e como os outros lidam com isso. Você consegue perceber que, às vezes, é melhor ficar parado e não fazer nada, para não acabar se prejudicando.

Algo que deixa a leitura mais próxima da realidade, são os protagonistas, pois ao ler o livro, é capaz de identificar esses animais como a sociedade em que vivemos hoje.

1 comentários:

Write comentários
06/05/2014, 11:03 delete

Esse livro tá na minha wishlist faz tempo! Fiquei com mais vontade ainda de lê-lo hahaha
Adorei seu blog, já virei seguidora ^^

http://enfeitardomingosblog.wordpress.com/

Reply
avatar