A verdade sobre sorteios que você precisa saber

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Atualmente, com o aumento da credibilidade de blogueiras como uma forma de divulgação no mercado, o número de parceria entre empresas e blogueiras é crescente. Com isso, surge diversos sorteios feitos pelas duas partes envolvidas. Mas você sabe qual a verdade por trás desses sorteios?

Muita gente não sabe, mas para fazer um sorteio é necessário que você tenha autorização legal da Caixa Econômica Federal e da SEAE (Secretaria de Acompanhamento Econômico). Caso isso não ocorra, se pega, a pessoa fica suspensa a fazer qualquer tipo de sorteio por dois anos e é obrigada a pagar uma multa de 100% do valor do prêmio.

Segundo o artigo 4º da lei 5.768, de 20 de dezembro de 1971, "nenhuma pessoa física ou jurídica poderá distribuir ou prometer distribuir prêmios mediante sorteios, vale-brinde, concursos ou operações assemelhadas, fora dos casos e condições previstos nesta lei, exceto quando tais operações tiverem origem em sorteios organizados por instituições declaradas de utilidade pública em virtude de lei e que se dediquem exclusivamente a atividades filantrópicas, com fim de obter recursos adicionais necessários à manutenção ou custeio de obra social a que se dedicam".


REDES SOCIAIS TAMBÉM ENTRAM NA LISTA

Apesar de ser uma prática pouco realizada, ler a Política de uso de dados e Declaração de direitos e responsabilidades mostram que certas atitudes nas redes sociais também não são permitidas.

O Facebook te responsabiliza de todo tipo de promoção e sorteio que fizer na rede social. Além disso, "linhas do tempo pessoais e conexões de amizade não devem ser usadas para administrar promoções (por exemplo, “compartilhe em sua Linha do tempo para entrar” ou “compartilhe na Linha do tempo de seu amigo para obter entradas adicionais” não é permitido)".

No Instagram, a ideia é a mesma. "Você não deve marcar conteúdo ou incentivar usuários a marcar conteúdo de maneira inadequada (por exemplo, não incentive as pessoas a marcarem a si mesmas em fotos em que não estão presentes)". 

É importante ficar de olha nas políticas e termos de uso de todas as redes sociais para você saber se os sorteios são permitidos e quais são as regras.


OUTRA OPÇÃO

Nem tudo está perdido! Os concursos culturais estão abonados da lei e você pode fazer vários. É até mais justo e divertido com seus leitores e seguidores. Caso não saiba, o concurso cultural é aquele que você escolhe a melhor resposta do seu leitor. 

Ainda de acordo com a lei, entretanto em ser artigo 3º, "a distribuição gratuita de prêmios em razão do resultado de concurso exclusivamente cultural artístico, desportivo ou recreativo, não subordinado a qualquer modalidade de álea ou pagamento pelos concorrentes, nem vinculação destes ou dos contemplados à aquisição ou uso de qualquer bem, direito ou serviço".

Depois dessa aula de legislação, você pode trocar seus sorteios e promoções por concursos culturais e ser feliz e dentro da lei. Tem mais alguma dúvida? Deixe nos comentários. Não esqueça de compartilhar com todas usas amigas blogueiras.