Montando seu calendário editorial em 4 passos

08:00 6 Comments A+ a-

 

Para quem é criadora de conteúdo não tem festas de fim de ano que faça o trabalho parar. Mas como fazer para que você consiga ter posts todos os dias e a criatividade nunca acabar? Usando o calendário editorial. Calendário editorial é um calendário no qual você anota todos os posts que você quer fazer naquele mês.

A principal dúvida é de como fazer esse tal calendário. Bom, primeiramente você precisa de um espaço silencioso, papel, caneta, lápis, borracha e itens fofos de papelaria.

O passo mais importante é você ter dias determinados para publicar seus posts ou vídeos, é o primeiro passo para a coisa toda funcionar. No caso do Coisas do Tempo, eu posto cinco dias (ano novo, mais posts para vocês) por semana - segunda, quarta, quinta, sexta e sábado.

Depois, você tem que pensar nas categorias chaves do seu blog. Eu falo sobre beleza, blogosfera e livros, então tenho que pensar prioritariamente nessas categorias e depois pensar nas subcategorias. São elas que vão te ajudar a fazer o passo seguinte.


A parte divertida vem agora. Pegue o papel e a caneta e escreva todas as ideias de post que tiver, sem ordem alguma, apenas escreva tudo. Isso será o seu banco de ideias e ele é muito precioso.

Os itens que você tem agora são: dias certos para posts, categorias chaves determinadas e ideias do post. Chegou oficialmente a hora de fazer acontecer.

Pegue um calendário, de preferência aqueles que dê para escrever nos dias (como o da imagem), e comece a estabelecer qual post do seu banco de ideias vai ficar nos dias que você determinou para postar. Pronto.


Apesar de ser uma coisa fácil, as pessoas sentem muitas dificuldades em fazer, portanto, o espaço silencioso é realmente necessário para que tudo flua bem. Este é um passo muito importante para que você tenha o seu blog organizado e sempre tenha ideia do que postar e fazer nas redes sociais.

6 comentários

Write comentários
10/01/2016 20:01 delete

Muito útil esse post! Realmente é necessário ter muita organização. Antes meu tempo era voltado só pro blog mas agora estou trabalhando e preciso me reorganizar totalmente!
Obrigada pelas dicas!
Beijos!

http://mechamadebella.blogspot.com.br/2016/01/panqueca-de-banana.html

Reply
avatar
11/01/2016 22:24 delete

Fico tão feliz por saber que o post é útil, rs. Espero que você consiga se organizar.
Por nada.
Beijos.

Reply
avatar
12/01/2016 00:07 delete

Adorei esse post! Eu costumo fazer meu planner mensal. Mas tenho um caderno da organização, onde também anoto por data o título de cada postagem, as resenhas pendentes e um banco de ideias para posts (que é o que uso para montar o planner). Eu adoro organização, e acho essencial fazer um calendário para quem produz conteúdo! Ha, vim retribuir sua visita lá no Fleur e amei seu blog <3 Acabei ficando por aqui e já estou seguindo <3 Um beijo : *

www.fleurdelune.com.br

Reply
avatar
Laura Gouvêa
AUTHOR
13/01/2016 12:41 delete

Eu disponibilizei um planner recentemente lá no blog. Costumo sepre usar um físico e um digital para ficar organizado nos mínimos detalhes. No digital (que é o da Loma) costumo ter o banco de ideias, a agenda de divulgação e as estatística. No físico coloco a organização quanto às postagens.
Tem dado certo até o presente momento e sempre que posso acabo indicando essa técnica.

beijos
http://jurodemindinho.blogspot.com.br

Reply
avatar
18/01/2016 16:55 delete

Que bom que gostou. Eu já tentei ter um caderno, mas fiquei um pouco perdida, agora estou com um bom método de organização. Obrigada por retribuir e ficar <3
Beijos.

Reply
avatar
18/01/2016 16:57 delete

Eu amo o planner digital da Loma, usei ele no ano passado. Ultimamente, eu só tenho usado para organização postagens e estatísticas.
Beijos.

Reply
avatar