Google Analytics: Relatórios

06:00 8 Comments A+ a-


Semana passada falei sobre a interface e dados importantes do Google Analytics. Hoje, vou mostrar para vocês como entender os relatórios do GA que são os principais elementos do site, além disso mostrarei onde vocês vão encontrar as coisas mais legais para o blog.

Os relatórios são divididos em painéis que são separados por temas de acordo com as métricas do Google e cada painel tem "sub painéis" que mostram mais detalhes sobre aqueles temas. Temos os seguintes painéis: Tempo real, Público-alvo, Aquisição, Comportamento e Conversões.

Clique na imagem para ver o tamanho original.
Os mais importantes para nós são: Público-alvo, Aquisição e Comportamento; e é sobre esses que irei falar hoje.

Este painel oferece informações das pessoas que visitam o seu blog (visitantes/usuários), mostrando: informações demográficas, interesses, local geográfico etc; como esse público consome o seu blog, se é através de dispositivos móveis ou não; quantas vezes o seu público visitas (ou sessões) o blog.

O mais legal é o sub painel "Fluxo de usuários", pois ele te mostra toda a interação que o usuário teve no seu blog e a partir disso você consegue ver se os visitantes estão gostando do conteúdo.

Nestes relatórios, você consegue  ver como é que seu público chegou ao seu blog. É aqui que você vê as palavras-chave que utilizaram para encontrar o seu blog, origem e mídia, exibições de páginas etc.

O mais legal é que você pode saber exatamente o que a pessoa procurou para encontrar o seu blog, basta você ir no sub painel Palavras-chave e clicar em orgânico.

Nessa seção você vê as visualizações de páginas, além de "contém relatórios projetados para ajudar você a melhorar o conteúdo do seu site para atender às necessidades e expectativas dos usuários".

O mais legal é que no sub painel "Velocidade do site", você consegue ver se o seu blog é rápido ou não. 

Por fim, quero falar um pouco sobre as origens dos visitantes, já que esse tal de "direct" e "referral" são um tanto quanto complicados de entender.

Direct são os acessos que são feitos diretamente pelo navegador, ou seja, quando alguém digiti o endereço do site ou quando o site está nos favoritos do navegador.

Referral são os acessos que são feitos através de links em outros blogs ou redes sociais.

Esse é mais um post com muita informação sobre o Google Analytics. E vocês já sabem, né? Qualquer dúvida só me chamar nos comentários.

Na próxima (e última) segunda, irei falar sobre formas de aprimoramento do seu blog, pois isso reflete muito nos dados do seu blog e, consequentemente, do GA.

8 comentários

Write comentários
21/10/2014 12:59 delete

Ah legal eu não entendia nada sobre isso.

Otima semana

Kissu

www.himekawaii.com

Reply
avatar
21/10/2014 13:42 delete

Espero que o post te ajude.

Beijos.

Reply
avatar
21/10/2014 15:46 delete

Eu recebo mensalmente os relatórios do Google Analytics por e-mail.
Acho importante pois vou verificando mês a mês o desempenho do meu blog.
Bjos A Moda In Foco

Reply
avatar
21/10/2014 15:51 delete

É mega importante, né? Assim você fica a par de tudo o que está acontecendo em relação ao blog.

Beijos.

Reply
avatar
21/10/2014 19:54 delete

Adorei o jeito que você explicou sobre o GA. Muito claro e didático, curti demais.

aaaaah achei lindaa sua ilustração nova, ficou perfeita. Parabéns gataaa! <3

www.sabrinadamasco.com

Reply
avatar
21/10/2014 22:55 delete

Que bom que você gostou, estava com medo das pessoas não conseguirem entender e tal.
Gostou? Ficou linda, né? Estou in love com a ilustra, haha.
Obrigada.
Beijos.

Reply
avatar
18/02/2015 23:42 delete

Oi Manu
Adorei encontrar esse guia explicativo do Analytcs, porque eu fico meio perdida nele ainda.
Beijinhos

Vidas em Preto e Branco 

Reply
avatar
19/02/2015 10:51 delete

Que bom que gostou, espero que o guia te ajude bastante.
Beijos.

Reply
avatar