Google Analytics: O que é? Como usar?

09:00 16 Comments A+ a-


Todo mundo fica feliz quando vê o número de visualizações blog. Saber que as pessoas olham o seu blog é tão bom, não é mesmo? Mas é triste quando as estáticas do seu blog são contabilizadas de uma maneira que te atrapalha.

Isso acontece muito com o Blogger, pois ele contabiliza as visualizações a partir das nove horas da noite, isso significa que você não tem como saber exatamente quantas pessoas visualizaram o seu blog naquele dia.

MAS EXISTE UMA SALVAÇÃO: O Google Analytics que é sobre o que eu vou falar durante essas segundas-feiras do mês de outubro.

O Google Analytics é um serviço do Google que "fornece uma análise digital poderosa para quem tem uma presença grande ou pequena na Web". É com ele que você pode analisar o público-alvo do seu blog, taxa de rejeição, origem de tráfico e o melhor é que tudo isso é contabilizado por dia.

Mas, Manu, quem pode usar o GA? Todo mundo! Ele é gratuito, e se o que você quer é saber exatamente quem visitou o seu blog, esse é o recurso certo.

Como instalar o GA no seu blog

 Clique nas imagens para elas ficarem maiores.
Entre no site do Google Analytics e clique em criar conta. A vantagem de ter um blog no Blogger é que a sua conta é vinculada a tudo que o Google oferece, ou seja, você vai logar com a sua conta do Google e vai colocar os dados do seu blog (como está na imagem abaixo) <3 Eita, trem bão!



Já colocou todos os dados? Agora clique no botão azul para obter ID de acompanhamento. ão aparecer esses códigos.


Agora é bem fácil, você só precisa:


Com o primeiro código, no caso da imagem é UA-55198082-1, você vai até o painel do seu blog: Configurações > Outro > Google Analytics. Só colar o código lá e salvar.


O segundo código, que é o em HTML, você deve colar no HTML do seu blog. Adicione ele entre o </head> e o <body>, como está na imagem acima.

Pronto, agora o seu blog já está vinculado ao GA.

Um dica importante: Caso você mude o domínio do seu blog, você deve mudar isso lá no GA também, se não fizer isso as visualizações serão contabilizadas de maneira errada.

Já ia me esquecendo... O próprio Google oferece um curso para você aprender mais sobre o GA, só que o curso é todo em inglês.

Espero que esse post tenha te ajudado a entender melhor o que é o GA e como instalá-lo no seu blog. No decorrer das outras segundas-feiras, eu estarei explicando como funciona o GA. E aí, gostou do post? Compartilhe!

16 comentários

Write comentários
06/10/2014 14:06 delete

Olá querida, tudo bem? Muito interessante esse seu post, gostei muito. Agora eu vou poder saber o meu número correto de visitas diárias, porque pelo Blogger eu me confundo toda. Beijos!

Menina Fashion ♥

Reply
avatar
Jessica A.
AUTHOR
06/10/2014 18:56 delete

Muito util o post Manu, como sempre. Instalei o GA em junho eu acho, e no inicio ficava "brincando" de analizar os dados. Mas, na boa ? Meu blog é micro-pequenininho, tenho poucas visitas e pouquissimos comentarios, na verdade não esquento porque ele é mesmo meu cantinho, onde posto quando posso. Nem divulgo devidamente o bichinho coitado ahaha. Então não dou muito as caras pelo GA, mas é realmente uma otima ferramenta inclusive para quem faz parcerias / monetiza o blog :)
Des bisous !

Reply
avatar
07/10/2014 00:33 delete

Oi!! Excelente post, muito útil! Existem tutoriais na internet que as pessoas podem aprender como gerenciar o Google Analytics! Eu no começo quebrei um pouco a cabela rs, mas depois pega o jeito!
Muita gente não dá importância ou não tem ainda vinculado com o blog, o que não deve ocorrer.

www.universopraticofeminino.com

Reply
avatar
07/10/2014 09:55 delete

O Blogger ele conta de uma maneira diferente, por isso confunde muito... É sempre bom usar o GA, só para você saber como está as visualizações do seu blog e tal.

Beijos.

Reply
avatar
07/10/2014 09:57 delete

Eu acho que é sempre bom ter, pois assim se lá na frente você quiser que seu blog vire seu trabalho já tem o GA, né?

Reply
avatar
07/10/2014 10:01 delete

Eu nunca vi esses tutoriais e no começo não sabia se tinha que instalar esse código ou não, mas fui aprendendo aos poucos.

Acho que é muito importante usar o GA.

Reply
avatar
08/10/2014 14:16 delete

adorei as dicas Manu. Eu já tinha o Analytics, mas aprendi um monte de coisa que não sabia! vou acompanhar para ficar por dentro!

beijinho! =)

www.pensamentosvalemouro.com.br

Reply
avatar
09/10/2014 16:32 delete

Acho o GA uma ótima forma de entender tudo que acontece com o blog. Eu uso e adoro! Me ajuda muito a entender meus leitores e suas preferências :D Ótima dica!

Beijos,
Blog Coisas de Vih | Fanpage

Reply
avatar
13/10/2014 19:35 delete

Eu também estou aprendendo muita coisa, haha. Essa é a melhor parte :P
Espero que você goste!

Beijos.

Reply
avatar
13/10/2014 19:39 delete

Verdade. Também adoro! Obrigada.
Beijos.

Reply
avatar
Maira Darski
AUTHOR
14/10/2014 20:40 delete

Nunca entendi direito o GA... Tinha curiosidade, mas a mula tbm nunca se prestou a pesquisar!!
uahahuahauhauha

Ótima postagem Manuella :3
Certo que ajudou muito e vou usar a partir de agora <3

Reply
avatar
14/10/2014 22:31 delete

Fico feliz por saber que gostou da postagem.
Tenho certeza que você vai usar e vai entender tudo rapidinho.

Beijos.

Reply
avatar
18/10/2014 00:17 delete

Manu, você me ajudou muito!!!
Obrigada pela disponibilidade da ajuda.
O post está super completinho, não sabia que seria bem fácil.
bj ♥

Reply
avatar
18/10/2014 00:19 delete

Que bom, Lari.
Você sabe que é só me chamar se tiver alguma dúvida, né?
Fico MEGA feliz por saber que o post está bom mesmo, haha.

Beijos.

Reply
avatar
29/04/2015 15:09 delete

Manu, você é uma fooooooooofa!
Descobri seu site e vou ficar um tempão por aqui pelo menos por um tempão kkkkk"
o GA sempre foi um mega desafio para a minha pessoa e você conseguiu tornar isso mais fácil <3
Se bem que agora percebi como sou ruim pra divulgar meu blog e que tô fazendo muita coisa errada T.T
Só não achei ainda alguns tópicos que você citou em outro post... bom vou melhorando!
Só tenho a agradecer por você ter colocado tudo lindinho pra nós, brigadão!
Beeeeeju!
Maricando

Reply
avatar
29/04/2015 16:05 delete

Obrigada, Mari ♥
Qualquer dúvida é só me chamar.
Vira e mexe o Google modifica alguma coisa, então pode ser que você não encontre tudo o que eu mencionei nos posts, porque talvez tenha mudado algo.
Beijos.

Reply
avatar