Domínio - O guia completo

09:00 26 Comments A+ a-

Todo blog precisa ter uma identidade para tornar-se mais profissional e ganhar credibilidade na blogosfera, por isso é preciso ter uma série de cuidados para que ele fique bem profissional.


O domínio é a porta de entrada de qualquer site que esteja na internet, pois ele passa certa seriedade para o seu público, o que é muito bom para quem trata um blog como algo mais sério.

Já reparou como o blog fica mais bonito quando tem um .com(.br) ao invés de um .blogspot.com? Sem contar que é muito mais fácil de memorizar um endereço que seja mais curto.

Ah, essa é outra dica... Quanto mais curto melhor. Quer um exemplo? Antigamente o blog da Melina de Souza se chama A series of serentipity e a URL dela era só melinasouza.com, bem melhor, não é? Fácil de lembrar e curto.

Mas você escolhe o domínio que quiser. Pode ser .com que é um domínio internacional ou .com.br que é um domínio nacional, pois tem o BR que é a sigla do Brasil. Indico o .com, pois todo mundo lembra mais fácil.

E sabe o que é melhor ainda? Se você registrar tanto o .com quanto o .com.br você não terá o risco de ter outro blog ou outro site com o mesmo domínio, assim não perderá visitas nem leitores.

PERGUNTAS FREQUENTES SOBRE DOMÍNIO
1. O que é o domínio?Domínio é o endereço do seu blog, é aquele .com ou .com.br, sabe? 
2. Se eu comprar um domínio eu perco visualizações ou posts?Não. Você irá apenas alterar o endereço do seu blog e nada mais, não tem como perder visualizações e posts. 
3. Tem como dar algum problema?Não, geralmente o que dá problema é a hospedagem e não o domínio.
4. Qual domínio é melhor?Como domínio não dá problema, não existe uma empresa melhor e outra pior, apenas uma mais barata e outra mais cara.

Existem vários sites que vendem domínio, eu uso o UolHost e nunca tive problemas. Além disso, o UolHost te dá e-mail personalizado. É aquele e-mail contato@seublog.com, sabe? Vantagem, né!?

Instalar (no Blogger) é muito fácil... Olhem as imagens.


A primeira coisa que você deve fazer é comprar o seu domínio. O meu levou cerca de 2 dias úteis para ser registrado. Eu paguei no sábado e na terça o domínio já estava registrado.


No Blogger, você deve ir em Configurações > Básico e escolher a opção Configurar um URL.


Basta agora você colocar o endereço do seu blog e clicar em salvar. E aparecerá um erro, que dá logo no começo e é normal, ok? Porque é a partir desse erro que você vai conseguir gerenciar o DNS do seu domínio.


Vai aparecer dois CNAMEs. Agora vocês precisam ir até o painel do site que você registrou o domínio e vai em gerenciar DNS.


É só colocar o CNAME onde o está Nome e Valor. Lembrando que nome é o www e o valor é "ghs.google.com". É preciso registrar os dois CNAMEs que aparecem lá, e o segundo nome é o que aparece abaixo do www e o valor é o que aparece abaixo do "ghs.google.com".

Depois clique em salvar novamente e pronto, o seu domínio estará instalado.

Ah, Manu, eu fiz tudo isso e ainda está dando um erro. É normal também, talvez quando você gerenciar o DNS demore um pouco para ser ativado, basta esperar uma ou duas horas e depois apenas ir lá em configurações e colocar o domínio e salvar.

Se tiverem mais alguma dúvida sobre domínio podem perguntar que irei adorar responder. E se você ainda não entendeu muito bem como instalar o domínio, o Google tem um lugar que explica direitinho.

E aí, você já tem um domínio para o seu blog? Pensa em ter algum dia? 

26 comentários

Write comentários
27/08/2014 16:41 delete

Aiw que legal o Tutorial ! Sofri Horrores quando fui instalar o domínio do meu blog por não saber.
Parabéns post bem explicado vai ajudar muita gente ^^
Beijos ♥
O Melhor de Mim


Reply
avatar
27/08/2014 18:05 delete

A gente sofre mesmo, né? Também sofri quando fui instalar pela primeira vez, haha.

Obrigada!

Beijos.

Reply
avatar
27/08/2014 21:19 delete

Que tutorial legal salvei aqui nos favoritos porque estou pensando em comprar o domínio esse mês e vai ser de grande ajuda, obrigada :D

http://diariodageh.blogspot.com.br/

Reply
avatar
27/08/2014 21:21 delete

Fico muito feliz por saber que você gostou do tuto <3

Beijos.

Reply
avatar
Isis Reis
AUTHOR
28/08/2014 14:19 delete Este comentário foi removido por um administrador do blog.
avatar
29/08/2014 18:34 delete

To louca pra comprar o domínio pro meu blog, seu post super me ajudou lindona, obrigada. Amei tudo por aqui e já estou seguindo, te convido a ir conhecer o meu também, beijão!!


Blog Delineado Clássico - Fanpage

Reply
avatar
29/08/2014 23:58 delete

Que bom que ajudou, flor. De nada!

Obrigada por seguir :D

Beijos.

Reply
avatar
07/09/2014 14:57 delete

Estou procurando domínio e esse tutorial já esta salvo nos favoritos. Simples e objetivo. Parabéns moça!
www.oazuldemenina.blogspot.com.br

Reply
avatar
07/09/2014 15:06 delete

Fico feliz por saber que você gostou do tuto! Preciso de alguma ajuda só falar, viu?

Beijos.

Reply
avatar
14/09/2014 11:19 delete

AAAAAAAAAAAAAAH, brigada Manuela. Segunda feira já vou providenciar meu domínio.

Reply
avatar
14/09/2014 11:25 delete

Fico muito feliz por ter te ajudado!!!

Beijjinhos.

Reply
avatar
Katlyn Kraus
AUTHOR
14/09/2014 21:31 delete

Eu deveria ter comprado pelo UolHost, me arrependo hahahaha mas realmente, o .com dá um ar muito mais profissional ao blog. 1000x.
www.hicultura.com

Reply
avatar
14/09/2014 21:35 delete

E fica mais fácil de lembrar também, né?

Beijos

Reply
avatar
Dy
AUTHOR
16/09/2014 16:51 delete

Me ajudou muito, obrigada ♥

Reply
avatar
16/09/2014 21:15 delete

Muito bom, quero comprar logo para o meu

Reply
avatar
Brubs
AUTHOR
06/11/2014 16:26 delete

Me salvou, flor! Coloquei nos favoritos!! ♥

http://thebrubs.blogspot.com

Reply
avatar
Brubs
AUTHOR
06/11/2014 16:30 delete

Ah.. e uma duvida... Eu terei que pagar pelo .com e pelo .com.br??? ou os dois sairao pelo 39,90?

Reply
avatar
06/11/2014 17:05 delete

Se você quiser os dois vai ter que pagar por cada um, mas se quiser só o .com ou só o .com.br vai ter que pagar por um só.

Reply
avatar
Yasmin Bueno
AUTHOR
17/12/2014 20:18 delete

Hey! Valeu pelo guia! :D
Beijão, Min - http://qualeoseuladob.blogspot.com.br/

Reply
avatar
02/03/2015 13:31 delete

Oi, me desculpe a ignorância mas que é a hospedagem? E quanto é? Paga anual ou mensal? Aguardo resposta.

www.stephanymariani.blogspot.com

Reply
avatar
02/03/2015 13:42 delete

Hospedagem é um serviço de armazenamento. Exemplo: eu uso a hospedagem do Blogger (gratuito), ou seja, deixo todos os meus posts e fotos armazenadas no Blogger.

Existem empresas que cobram por isso, o valor e a forma de pagamento (mensal ou anual), dependerá muito do pacote que você escolher.

Não recomendo a compra da hospedagem no começo do blog, só recomendo quando o blog estiver grande e tal.

Beijos.

Reply
avatar