Conheça o público - #MeuBlogProfissa

00:00 2 Comments A+ a-

Não adianta você saber as perguntas básicas e como fazer o formulário se você não sabe o restante das perguntas, não é? Afinal, se você está com dúvida sobre o assunto, ficará com dúvidas sobre qual tipo de pergunta fazer.


Eu separei as perguntas em dois tipos, pois são esses dois tipos que você usa para profissionalizar o blog. Um deles você está pensando na sua maneira de fazer posts e o outro no "ganhar dinheiro" (farei um post depois falando sobre isso).

Perguntas para conhecer o público:
Nome - Item opcional, mas que fará com que o leitor do seu blog perceba que você quer saber mais sobre ele.
E-mail - Opcional. Caso você queira dar um feedback ao seu leitor (é uma ideia legal também para a aproximação com o público).
Idade - Importantíssimo para saber com que tipo de "mentalidade" (não que isso seja certo, pois a mentalidade nem sempre condiz com a idade, MAS...), e isso determinará a maneira como escrever os posts e essas coisas.
Sexo - Nem preciso explicar, né? Seu público é mais feminino ou masculino?
Cidade, estado ou país - Essencial para saber os costumes dos leitores e ver qual costume seu combina com o costume deles.
Ocupação - Opcional.
Horários que o leitor visita o seu blog ou está online - Assim você fica sabendo quando é o melhor horário para postar ou para divulgar um post.
Onde o leitor conheceu o seu blog - Isso é bom para saber qual forma de divulgação está sendo mais eficaz.
Qual tipo de post o seu leitor mais gosta - Múltipla escolha! Isso fará com que você poste mais coisas que agrade o seu leitor.
Opinião sobre o blog - Quanto mais o leitor opinar sobre o seu blog, melhor! É essa a forma mais eficaz de saber o que é que agrada o seu leitor. Lembre-se: você NÃO tem que agradar todo mundo, então se receber uma crítica negativa, fica calma.
O que mais sente falta no blog - Assim você sabe o que deve acrescentar no seu blog ou não.
Blog do leitor - Opcional.
São essas as perguntas essenciais para você que quer conhecer o seu público. Dependendo do que você quer saber, você pode ir alterando as perguntas e fazer tudo ficar de acordo com o que você quer.

Como o post ficou grande, decidi dividi-lo em dois, então já sabem sobre o que vai ser o próximo post, né? Aguardem!

2 comentários

Write comentários
Jessica M
AUTHOR
15/09/2014 08:42 delete

Estou montando uma pesquisa assim e a maioria dessas perguntas já estão inclusas, mas algumas outras você me deu ótima ideia!
Adorei as dicas!
Beijos

Reply
avatar
15/09/2014 09:53 delete

Que bom que o post te ajudou!

Bjs

Reply
avatar