A pesquisa - #MeuBlogProfissa

00:00 0 Comments A+ a-


Este é mais um post da série #MeuBlogProfissa e eu sei que eu demorei pra fazer, ainda mais com o #PHpoemaday, porque este projeto me deixou um pouco acomodada e eu parei de fazer posts especiais para o blog para fazer só posts do blog. Perdoem-me!

No último post da série, eu falei sobre como reconhecer o seu público e quando você estará pronto para fazer a pesquisa de público. Mas o que é isso, Manu? A pesquisa de público é a pesquisa (dããã) que você fará para saber as características dos seus leitores.

As perguntas que devem entrar na pesquisa variam de acordo com o que você quer saber, mas as perguntas bases você encontram no post anterior.

Como fazer o formulário de pesquisa?
O site que eu utilizo para fazer o formulário é o Google Drive, até porque se você tem uma conta no Google você pode acessá-lo rapidamente e tal. Além disso, o próprio site irá fazer uma planilha com as respostas das pessoas, ou seja, mais praticidade!

Entre no Google Drive e clique em Create - Form.

É só você escolher o design do seu layout e depois ir adicionando as perguntas.


Não tem erro nessa primeira parte, é fácil demais! Agora vamos colocar o formulário pronto no blog?

Com o formulário pronto clique em Done e depois clique em Send form (O botão fica abaixo do formulário ou no canto superior direito).


Clique em Embed, copie o link. Lembre-se: você pode arrumar o tamanho do formulário para ficar direitinho na área de post do seu blog.


Agora é só ir na área de postagem >  HTML e colar o link.

Colem o link completo, só colei uma parte do link para mostrar a vocês.

Pronto!!! Fácil, né? O próximo post ainda será sobre essa pesquisa, mas falará sobre como um blog faz uma pesquisa só para tornar o público maior e como um blog faz esta pesquisa para "ganhar" anunciantes. Ansiosos?