O primeiro passo - #MeuBlogProfissa

13:57 2 Comments A+ a-

Como saber se o seu blog está pronto para dar mais um passo? O primeiro que você deve fazer antes de tudo é rever os seus conteitos. Pra que, Manu? Para você ter certeza de que o blog combina com você.

Se você já ficou com preguiça de postar no blog ou sem saber o que postar é um sinal de que o conteúdo não combina contigo. Eu tenho vários blogs e eu sempre para de postar neles, obviamente é porque o conteúdo, por mais que eu goste, não combina 100% comigo. O que fazer então? Vou mudar todo o tema do blog? CLARO QUE NÃO! Você só precisa readequá-lo para você.

Como readequar o conteúdo?
  • Analisar a forma como está escrevendo os posts;
  • Analisar o seu estilo e o estilo que você comenta nos posts;
  • Analisar de qual ângulo você está falando;
  • Verificar se todos os itens combinam com o seu eu do presente (afinal, cada dia que passa você muda...);
  • Achar um jeito que combine com você atualmente.

O seu conteúdo combina totalmente com você? Ótimo, agora você precisa dar o primeiro passo para tornar o seu blog profissional. O primeiro passo não é nenhum bicho de sete cabeças, vai por mim... Você precisa conhecer o seu público, apenas isso! 

Primeiro você precisa saber o básico e o Blogger lhe dá esta oportunidade. É só entrar em estatísticas e verificar: visualizações do dia e origem de tráfego. Se você tiver um número de visitas entre 100 e 300 visitantes por dia, você deve fazer uma pesquisa de público.


Perguntas básicas para a pesquisa:
  • Qual seu sexo (feminino ou masculino)?
  • Qual sua idade?
  • De onde você é?
  • Qual a categoria que mais gosta no blog?
  • Gostaria que o blog tivesse mais posts de...
  • Você acha que o blog precisa melhorar em algo? No que?

Tudo bem básico, né? É só isso que você precisa saber para começar a deixar o seu blog mais profissional. No próximo post dessa série irei explicar como fazer essa pesquisa e como divulgá-la.

2 comentários

Write comentários
Gabi Jardim
AUTHOR
22/06/2014 11:40 delete

Obrigada pelas dicas :) Acho que é importante mesmo é gostar do seu blog e se dedicar e escrever no que você gosta, e não o que os outros querem ou só para conseguir leitores novos. E também é muito útil conhecer os leitores que você tem, para saber quem que lê né? Beijo! http://infectedbyculture.blogspot.com.br

Reply
avatar
22/06/2014 13:21 delete

Por nada, rs.

Exatamente, Gabi. É importante você estar em constante contato com seus leitores - respondendo comentários, visitando os blogs -, mas pra você ter leitores fiéis você precisa de um blog que combine contigo.

Depois contarei minhas experiências com os blogs e tal.

Beijos.

Reply
avatar